CEE dos Food Trucks tem oitiva polêmica com participação do sindicato dos restaurantes

Vereadores buscam alternativas para Projeto de Lei que melhor contemple a cidade

Fotos: Aline Pereira

A Comissão Especial de Estudos dos Food Trucks, presidida pelo vereador Elizeu Rocha (Progressistas), realizou nesta terça-feira (03) mais uma oitiva na Câmara Municipal.

Com a presença de vários proprietários de Food Truck, a CEE ouviu o Sr. Carlos Frederico Marques, presidente do Sindicato dos Proprietários dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Ribeirão Preto.

Carlos Marques enfatizou que o sindicato preza pela regulamentação para que não ocorra uma concorrência desleal, principalmente nos locais onde já existe um comércio de alimentos.

Entre as ideias e sugestões do sindicato estão a delimitação do espaço, estipulando uma distância mínima tanto de comércio físico, quanto de trucks para trucks. Marques defende ainda que todos sejam credenciados e acredita que Ribeirão deveria seguir o exemplo de grandes cidades onde a atividade dos Food Trucks já é regulamentada. “Ribeirão cresceu, os Trucks estão aí e esta é a tendência. Em São Paulo a lei funciona muito bem, é preciso regulamentar, definir direitos e deveres. Delimitar ruas, áreas e praças onde eles serão autorizados a estacionar e ter placas avisando sobre o horário”, disse.

Alguns proprietários participaram ao final da oitiva questionando e contestando algumas colocações feitas por Carlos Marques. Eles defendem que truck, trailer e ambulantes não são a mesma coisa, por isso, necessitam de leis distintas para cada categoria.

Para o presidente da CEE, vereador Elizeu Rocha, é importante ouvir todos os seguimentos envolvidos para que o projeto de lei seja criado com o máximo de bom senso, atendendo as necessidades dos Food Trucks, sem prejudicar o dia a dia e o direito de ir e vir de todos os cidadãos ribeirão-pretanos.

“Estamos ouvindo todos os segmentos envolvidos direta ou indiretamente na atividade dos Trucks para que possamos criar um projeto de lei que seja bom para nossa cidade e bom para os comerciantes porque este tipo de comércio fomenta a criação de empregos e estimula o entretenimento nas áreas públicas da cidade’, conclui Elizeu Rocha.

A CEE já tem a próxima oitiva marcada para agosto, no retorno do recesso parlamentar e aguarda a confirmação dos nomes a serem ouvidos pelos vereadores.

Por Assessoria Ver. Elizeu Rocha